Academia

Nesta categoria poderá ficar a conhecer a Academia através de um texto sobre a Entidade Titular que está na base do seu funcionamento. Poderá ainda aceder ao quadro da Estrutura Organizativa da Escola e ao Corpo Docente do ano letivo decorrente.

Entidade Titular

  A Associação da Academia de Música de Santa Cecília, com estatutos aprovados por despacho ministerial de 13 de maio de 1964, nasceu de um grupo de pessoas empenhadas em dar vida à organização de estabelecimentos de ensino particular nos quais se ministrasse o ensino artístico-musical, de acordo com os planos oficiais dos cursos do Conservatório Nacional, a par do ensino académico regular. Propunham assim a existência de planos próprios de estudos que, desde a educação infantil, promovessem a aprendizagem musical que seria levada tão longe quanto a vocação e vontade de cada um o permitissem. Propunha-se ainda a Associação a divulgação artística de concertos, audições, espetáculos musicais de excelente qualidade nacional e estrangeira a par de sessões culturais de índole científica, artística e sobretudo musical.

  A Associação formou-se portanto com a finalidade do apoio e dinamização de índole artístico-cultural a colégios com planos próprios e sem fins lucrativos, como é o caso da Academia de Música de Santa Cecília, escola tutelada pela Associação. Ao longo dos anos foi a Associação que proporcionou a vinda de artistas extraordinários a Portugal bem como a realização de eventos musicais de excelência, marcantes no universo cultural português e na vida desta Escola que representa, naturalmente, o ideal educativo apoiado pela Associação.