Ensino
Nesta categoria poderá conhecer melhor o Projeto Educativo da AMSC através da consulta do seu Ideário, do seu Modelo de Ensino e dos Cursos e regimes em funcionamento na escola. Poderá ainda aceder a Números e Resultados Escolares, informar-se sobre o tipo de Apoio do MEC, e consultar os principais Documentos reguladores da atividade educativa.
Modelo de ensino
A AMSC é uma escola de ensino integrado, constituída por uma componente académica e uma componente musical.
A componente académica abrange todos os graus de ensino do Pré-Escolar ao final do Secundário.
A componente musical contempla um plano de estudos comum a todos os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo e, a partir do 2.º ciclo (5.º ano), duas vias ou planos de estudos diferenciados: vocacional (cursos básico e secundário do ensino especializado da música) e não vocacional (ensino regular com planos de estudo próprios da AMSC, com reforço da prática musical numa perspetiva não especializada).
Linhas orientadoras da componente musical:
- Ensino especializado da música assente no estudo de música erudita de tradição europeia, na aprendizagem precoce, no trabalho individual intenso e muito organizado, no sentido de se atingirem competências técnicas significativas desde tenra idade, numa perspetiva de apresentação pública com qualidade de excelência.
- Disponibilidade de cursos básicos e secundários de música em regime integrado e, em regime supletivo, para os alunos de cursos secundários de outras áreas.
- Duas vias de ensino a partir do 5.º ano de escolaridade: Vocacional (ensino especializado da música em regime integrado) e não vocacional.
A AMSC tem os seguintes cursos de instrumento:
- Violino | Violeta | Violoncelo | Contrabaixo
- Flauta de Bisel | Flauta Transversal
- Clarinete | Saxofone | Oboé | Fagote
- Trompete | Trompa | Trombone | Tuba
- Piano | Cravo | Órgão
- Guitarra
- Percussão