Masterclass de Fagote e Contrafagote

O confronto e partilha de saberes assume-se como aspeto essencial na formação de músicos. Numa escola que pretende colocar à disposição dos seus alunos as melhores ferramentas para que possam estar à altura dos desafios colocados pela exigência da arte musical, o contacto com diferentes abordagens pedagógicas assume, por isso, um papel de grande significado pedagógico.

O que se propõe nesta masterclass intensiva de três dias é o contacto com dois pedagogos diferentes, com percursos e experiências complementares.

O solista da Orquestra Sinfónica de Viena, Patrick de Ritis, de naturalidade italiana, é herdeiro de uma cultura fagotística e de uma tradição orquestral de relevo, no panorama musical mundial.

O professor Roberto Erculiani, também de naturalidade italiana, é um pedagogo de referência em Portugal, país que há mais de vinte anos escolheu para viver e trabalhar, tendo também uma vertente de práxis orquestral de música atual, contemporânea, que com regularidade exerce no Remix Ensemble, na Casa da Música do Porto.

Os participantes na masterclass terão oportunidade de trabalhar técnica do instrumento, repertório, ensemble de fagotes, bem como excertos de repertório orquestral de fagote e contrafagote. 

Regulamento

1. Datas e horários

a) A masterclass decorrerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2023, nos seguintes horários:

9h00-12h00 / 14h00-17h00

b) Os horários da masterclass podem sofrer alterações em função do número de participantes.

2. Destinatários:

Esta masterclass destina-se a profissionais e alunos dos níveis básico, secundário ou superior.

3. Inscrições

a) Os candidatos inscrevem-se mediante o preenchimento online da ficha de inscrição e do pagamento do valor de inscrição. 

b) Os interessados devem submeter a sua inscrição e enviar o comprovativo de pagamento até dia 19 de setembro.

c) O pagamento da inscrição pode ser feito na secretaria da AMSC ou por transferência bancária para o IBAN PT50 0007 0000 0010916040623.

d) O comprovativo de pagamento deve ser enviado para: natalia.lourenco@am-santacecilia.pt

4. Admissão

a) O número total de executantes e de ouvintes nas masterclasses é limitado.

b) No caso dos candidatos executantes ou ouvintes excederem o limite, a seleção dos participantes será da responsabilidade dos professores.

c) A AMSC confirmará a todos os candidatos se estão, ou não, admitidos, até ao dia 20 de setembro.

d) Os candidatos não admitidos como executantes podem optar por passar à modalidade de ouvintes, com direito ao reembolso da diferença do valor da inscrição.

e) Os candidatos não admitidos serão reembolsados do valor total da inscrição.

f) Os candidatos admitidos não serão reembolsados no caso de desistência.

5. Custos de inscrição

Executantes – 50 €

Ouvintes – 20 €

6. Outros:

a) No final das masterclasses será entregue um certificado de presença a todos os participantes.

b) Todos os casos omissos neste regulamento serão decididos pela direção da AMSC.

Roberto Erculiani

De nacionalidade italiana nasceu em Verona. Concluiu a Licenciatura em Fagote no Conservatório Lucio Campiani de Mantua com o Prof. Fausto Pedretti em 1990 e posteriormente estudou com Rino Vernizzi. Detém desde 2012 o grau de Mestre em Música na área de especialização de Instrumento (Fagote). Vive em Portugal desde 1996,foi primeiro Fagote na Orquestra do Norte (1996-1997) e na Filarmonia das Beiras (1997-2004).

É, desde 2000, solista do Remix Ensemble Casa da Música, onde trabalhou com maestros como Stefan Asbury, Ilan Volkov, Kasper de Roo, Pierre-André Valade, Rolf Gupta, Peter Rundel, Jonathan Stockhammer, Jurjen Hempel, Matthias Pintscher, Franck Ollu, Reinbert de Leeuw, Diego Masson, Emilio Pomàrico e Paul Hillier, apresentando-se nas melhores salas nacionais e internacionais em cidades como Valência, Roterdão, Huddersfield, Barcelona, Estrasburgo, Paris, Orleães, Bourges, Reims, Antuérpia, Madrid, Budapeste, Norrköping, Viena, Witten, Berlim, Amesterdão e Bruxelas. Gravou obras de Emmanuel Nunes, Miguel Azeguime, António Pinho Vargas, Nuno Corte-Real, Jorge Peixinho, Bernhard  Lang, James Dillon, Johannes Maria Staud, Klaus Ib Jorgensen e Wolfgang Miterer para as editoras Numérica, Casa da Música, Westdeutscher Rundfunk WDR, Da Capo, Aeon e Col Legno.

É também com o Remix Ensemble que tem vários discos editados, com obras de Pauset, Azguime, Côrte-Real, Peixinho, Dillon, Jorgensen, Staud, Nunes, Bernhard Lang, Pinho Vargas, Wolfgang Mitterer, Karin Rehnqvist, Pascal Dusapin e Luca Francesconi, sendo que o disco dedicado a Dusapin mereceu destaque na revista Gramophone, sendo incluído na lista da Escolha dos Críticos de 2013.

Como solista apresentou-se com obras como os Concertos de Antonio Vivaldi, o Concerto em Fa maior de Carl Maria von Weber, o Concerto em Si bemol maior de Gioachino Rossini, Torsion de Olga Neuwirth para fagote e ensemble, Ciranda das sete notas de Heitor Villa-Lobos…. entre outros. È também convidado regularmente para colaborar com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orchestrutopica, Orquestra do Sul, Ensemble Musikfabrik.

É professor de fagote e Música de Camara na Universidade do Minho, na Escola Profissional Metropolitana e na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) de Lisboa.