Gabinete de Psicologia

O Gabinete de Psicologia da Academia de Música de Santa Cecília pretende dar resposta às mais variadas necessidades psicológicas ou psicoeducativas, tanto dos seus alunos como de toda a comunidade educativa. Deste modo, as atividades do Gabinete de Psicologia passam por:

  • Desenvolvimento de Avaliações Psicoeducativas de dificuldades de aprendizagem ou outros tipos de dificuldades;
  • Desenvolvimento de acompanhamentos psicoeducativos individualizados e especializados (NAP*);
  • Apoio psicoeducativo a alunos, pais e professores;
  • Promoção da colaboração escola-família-técnicos de apoio externo;
  • Intervenção psicossocial com os grupos-turma;
  • Coordenação dos processos de Necessidades Educativas Especiais de carater permanente;
  • Desenvolvimento de Programas de Orientação Vocacional para os alunos do 9.º ano;
  • Desenvolvimento de aferições internas no âmbito da maturidade escolar, consciência fonológica e fluência de leitura;
  • Desenvolvimento de programas de promoção de competências em pequenos grupos;
  • Apoio aos órgãos diretivos e coordenação de ciclos;

 

*NAP – Núcleo de Acompanhamento Psicoeducativo

No âmbito do desenvolvimento dos acompanhamentos psicoeducativos individualizados e especializados, o Gabinete de Psicologia criou um Núcleo de Acompanhamento Psicoeducativo, cujo principal objetivo consiste no reforço do desenvolvimento de competências potenciadoras do crescimento pessoal e académico dos alunos. Para o efeito, foram criados diversos serviços extracurriculares, com os seguintes objetivos específicos de desenvolvimento:

Infantil e 1.º Ciclo

  • Competências do Pré-escolar – aptidões cognitivas, psicomotoras e socioemocionais
  • Competências de Maturidade Escolar – aptidões necessárias à aprendizagem dos conteúdos do 1.º ciclo
  • Competências de Leitura e Escrita – ortografia, gramática, construção frásica e de texto, compreensão e análise de texto, etc.
  • Competências Matemáticas – regras básicas, cálculo, raciocínio matemático, interpretação de problemas, etc.

 

2.º e 3.º Ciclos

  • Competências Cognitivas – atenção, concentração, raciocínio lógico e abstrato, organização percetiva, etc.
  • Competências de Estudo – métodos e hábito de estudo, organização escolar, planeamento, gestão de tempo, etc.

 

Terapia da Fala

    • Competências de Linguagem e Comunicação – linguagem oral, comunicação aumentativa, consciência fonológica, discriminação auditiva, etc.
    • Competências de Articulação – correção de erros articulatórios
    • Competências de Fluência e Deglutição – tratamento de disfluências, gaguez, disfagias, etc.
    • Terapia de Voz – reeducação vocal e terapia de patologias vocais (nódulos, paralisia das cordas vocais, etc.)