A Academia
Instituição
A Academia de Música de Santa Cecília foi idealizada pela Senhora Embaixatriz D. Vera Franco Nogueira como uma escola que permitisse conciliar o ensino académico e o ensino musical. Fundada em 1964, a Academia ainda permanece uma escola de ensino integrado de música de modelo praticamente único no universo educativo português. Quer isto dizer que, no mesmo espaço escolar, desde o pré-escolar ao final do secundário, coexistem, com harmonia de horários, o ensino académico regular e o ensino musical, ambos perspetivados em articulação com o ensino superior.
Este modelo permite solucionar problemas práticos de incompatibilidades horárias entre a frequência dos dois tipos de ensino, bem como a dispersão em deslocações demoradas e onerosas. Mas, acima de tudo, favorece naturalmente uma formação globalizante mais completa em termos de saber científico, humanístico e artístico, estimulando o rigor, a exatidão, a sensibilidade, a concentração, a disciplina interior e a autonomia.
Os excelentes resultados deste modelo de ensino, que não obriga a qualquer opção prematura em termos de futura carreira profissional, estão comprovados estatisticamente pelo ingresso dos nossos alunos nas escolas superiores de música portuguesas, europeias e americanas e também nas universidades portuguesas e estrangeiras, nos diversos ramos do saber. Assim, ao longo do tempo, encontramos antigos alunos da Academia a ocuparem posições em orquestras de grande prestígio e também encontramos antigos alunos que se destacam nas mais variadas profissões, depois de um percurso universitário seguro.
Tendo como lema Rigor e Criatividade numa Escola de Dimensão Humana, toda a ação educativa da Academia se propõe desenvolver um quadro de valores representativos da verdadeira dignidade humana e que dão sentido ao conhecimento e à criatividade que ela potencia. Como se lê no seu Ideário:
“E porque a principal razão de ser de uma Escola é a preparação para saber estar na vida com lucidez atuante e com sentido de ética, propõe a AMSC uma educação globalizante, rigorosa e criativa, para um desempenho futuro inovador e justo”.
O modelo de ensino da Academia oferece ainda várias atividades de enriquecimento curricular: desporto escolar, teatro, ballet, judo, natação, informática, francês, master classes, intercâmbios musicais no país e no estrangeiro. A identidade cultural desta Escola define-se assim na esfera de transformação da ação educativa em arte educativa.